Make your own free website on Tripod.com

Tarefas de Ecologia de Populações

Começo | Modelos simples | Mais prática com dados | Preparação para o Pantanal | Método Científico | Coordenados Geográficos | Sucesso Reprodutivo | Evolução Humana 2 - O Presente | Evolução Humana 3 - O Futuro | Tabelas de vida-1 | Tabelas de vida 2 | Tabelas de vida do Homem | Simulação da Dinâmica Populacional | Simulação de Competição | Simulação de Predação | Simulações estocásticas da extinção | Apendice para Simulações | Contato

Simulação de Predação

Mas um processo ecológico de regulação de populações Você usará o mesmo programa usado na Simulação da Dinâmica Populacional.

Clique aqui si você não lembra

Lembre de enviar seu relatório mais a Tabelas V via e-mail para o professor. 

Predação

Quando a população de predador se alimenta de uma população de presa, os dois fatores mais importantes que afeitam os tamanhos populacionais de cada espécie são a taxa intrínsica de crescimento da população da presa e a taxa de mortalidade do predador.

1.      Selecione o modelo de Predação. O programa simula o lince predando coelhos, mas esses organismos somente são exemplos do modelo que pode ser aplicado a qualquer interação de duas espécies de predador-presa. A simulação é derivada da equação 14 .

Aparecem algumas características populacionais para o predador: (1) Saciação -- Os predadores ficam cheios de comer presas. (2) Eficiência -- você pode modificar a taxa de eficiência pela qual as presas são convertidas em nascimentos de predadores. (3) Taxa de captura de presas -- você pode modificar quantos presas um predador pode capturar por dia.

2.      Roda a simulação default na qual ambos o predador e a presa podem coexistir no mesmo habitat por um tempo largo. Estime o tamanho populacional médio para cada espécie ao largo prazo e registre esses valores na Tabela V.

·        Numa relação estável de Predador-Presa, uma população alcança sua capacidade de suporte?

clique aqui para baixar planilha da Tabela V

computers15.gif

Essas simulações demostram o fenômeno do "paradoxo de enriquecimento." Se a capacidade de suporte da população da presa aumenta, o que foi uma coexistência previamente estável com o predador pode virar instável e produzir a extinção de qualquer espécie. Em nosso exemplo, as boas intenções do homem podem dar erradas. Consulta maiores detalhes desse s paradoxo no apendice

Clique aqui para ir a apendice.

Vemos o que acontece

O que acontece a uma relação estável de Predador-Presa que você simulou se a taxa do crescimento da presa é perturbada Por exemplo, aumenta a taxa básica de natalidade do coelho.

1.      Aumente levemente a taxa de crescimento da Presa, r, e rode de novo a simulação. Os resultados novos (para simular uma taxa de natalidade maior) aparecerão na mesma gráfica, de modo que você pode comparar ambas simulações. Registre o novo tamanho populacional médio de largo prazo alcançado pelo Predador e pela Presa.

·        A população de Predador ou da Presa é mais afeitada pela mudança de r da Presa?

É hora simular outro cenário!. Imagine, por exemplo, que aumenta a pressão de caça humana sobre a espécie de Predador. Como conseqüência, a taxa de mortalidade do Predador aumenta.

1.      Acione o Reset e roda de novo a simulação default.

2.      Aumente a taxa de mortalidade do predador. (Começa gradualmente.) Registre suas simulações na Tabela V.

·        Qual população está mais afeitada pelas mudanças na taxa de mortalidade do predador?

Você terminou algumas simulações que demostram o Princípio de Volterra que significa "se o predador e a presa estão numa coexistência estável, a mudança da taxa de crescimento da presa afeita o tamanho populacional do predador mais e as mudanças na taxa de mortalidade do predador afeitam mais o tamanho populacional da presa."

O que acontece à relação estável de Predador-Presa se a qualidade do ambiente da presa melhora. Imagine, por exemplo, que um grupo de ecólogos bem intencionados decidem aumentar a dieta natural de coelhos silvestres com ração. Em efeito estão aumentando a K da presa. Simule o que possa acontecer aos predadores e presas.

Roda a simulação default de Predador-Presa.

Agoura roda uma serie de simulações aumentando a K da presa duas, três, .... vezes.

A suplementação de alimento exerce qualquer efeito sobre o tamanho populacional média da presa a largo prazo?

Estude as flutuações do tamanho populacional de cada espécie. O que acontece se a K da presa aumenta?

Se a K da presa aumenta dramaticamente, o que acontece?

Ecologia de Populações